Vinhos veganos

de Wine em Casa em April 08, 2021

Pode parecer que não, mas o vinho, embora feito da fermentação de uva, pode ter produtos ou etapas de produção que incluem insumos com origem animal ou mesmo o uso de tração animal na produção.

Na etapa de clarificação, que retira os resíduos sólidos do vinho, normalmente são utilizados produtos como caseína, abulmina, clara de ovo, gelatina animal e isingless. Do mesmo modo, a etapa de filtragem antes do engarrafamento também pode ser feita com gelatina animal, assim como o amaciamento dos taninos que, vez ou outra, pode utilizar abulmina e até mesmo sangue animal.

Ainda que não sejam todos os vinhos que passam por esses processos, alguns países já estão restringindo o uso de substâncias de origem animal e cada vez mais os rótulos de vinho estão sendo produzidos pensados no público vegano, mesmo que nem sempre haja neles a certificação vegan friendly.

O vinho, assim como a vida, evolui e por isso produtores da bebida estão adotando práticas que atendem o público afeto às questões ambientais e de conexão com a natureza, o que é incrível ao nosso ver.

Sendo você vegano ou não, se quiser conhecer alguns rótulos que adotam essa prática, nossa dica é experimentar o Freixenet Italian Rosé e Freixenet Pinot Grigio Garda DOC que ostentam o selo vegan e a linha Adobe da vinícola Emiliana, cujos vinhos além de veganos são também biodinâmicos.