Vinhos brancos, rosés e tintos

de Wine em Casa em March 11, 2021

Num universo inteiro de vinhos, três estilos são os principais: branco, rosé e tinto. Na hora de escolher, algumas dicas podem te ajudar a entender melhor seu gosto para não errar.
Os brancos podem ser leves, com paladar mais seco e refrescante, para serem apreciados mais jovens, como por exemplo os vinhos de Sauvignon Blanc e Pinot Grigio. Também podem ser encorpados, com textura mais amanteigada e aromas de frutas maduras, como é possível sentir nos vinhos de Chardonnay ou Sémillon. Você pode comparar os dois estilos provando Kaiken Estate Sauvignon Blanc-Sémillon e Esporão Colheita. Se quiser inovar, prove brancos aromáticos, como o The Apple Torrontés.
Os rosés, em geral, são muito frutados e florais, frescos e para consumo imediato. Encantam pelas cores e pela vivacidade, além da facilidade na hora de combinar com comidas. Na França ou no resto do mundo encontramos vinhos rosés maravilhosos, bem produzidos e que devem fazer parte da sua lista de desejos. Não deixe de provar o GEM Rosé e o Freixenet Italian Rosé.
Por fim, os tintos podem ser leves, com acidez média ou alta e muitos aromas. Há também tintos de médio corpo que tem grande capacidade de combinar com alimentos e por isso são chamados de gastronômicos. E os encorpados, normalmente mais robustos, intensos e marcantes. Para sentir a diferença experimente o Premier Rendez-Vous Pinot Noir, Rossetti Rosso Sangiovese e Kaiken Ultra Cabernet Sauvignon e descubra qual estilo te agrada mais.