Vinho para iniciantes, o que você precisa saber para começar!

de Wine em Casa em August 30, 2021
Talvez você seja aquela pessoa que até pensa em apreciar um bom vinho, mas não sabe por onde começar pois acha tudo muito complicado e cheio de regras. Mas quer saber um segredo? Nós estamos aqui para descomplicar e te ajudar nesse pontapé inicial. 
Nesse post iremos te dar algumas dicas básicas de como saber qual tipo de vinho combina com você e com algumas ocasiões básicas. Se você é novato vamos começar pelo começo, você precisa existem 3 tipos de vinhos inicialmente e são eles: Tinto, Branco e Rosé. 
O Vinho Tinto é um dos mais consumidos ao redor do mundo e também o mais tradicional, são vinhos mais encorpados e de coloração escura, como vermelho rubi ou roxo. Recomenda-se beber esse tipo de vinho em temperatura ambiente. Se você prefere algo mais equilibrado e uma boa acidez, esse é o tipo de vinho pra você. Um vinho ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas, pizzas e queijos escuros. Já o Vinho Rosé é um intermediário entre o Vinho Tinto e o Vinho Branco, um pouco mais leve e refrescante, também produzido com uvas de coloração escura como o vinho tinto, mas que devido ao seu processo de fermentação acabam soltando um pouco de tinta, formando a coloração Rosé. Ou seja, é um vinho mais divertido e descontraído, ideal para quem não tem muito costume e quer começar a apreciar um bom vinho. Ideal para acompanhar carnes brancas, peixes e queijos brancos. E por último, temos o Vinho Branco que como o nome já diz, é produzido a partir de uvas brancas e de coloração clara. Um vinho um pouco mais refrescante que o vinho tinto mas possui uma acidez maior, porém muito refrescante e recomenda-se beber ele em temperatura gelada. É um vinho ideal para acompanhar saladas, aperitivos, queijos moles e sobremesas. 
Agora que você já se familiarizou um pouco com os tipos de vinhos, um ponto importante nesse início é você entender o que vai consumir, ou seja ler o rótulo de seu vinho. A nomenclatura de um vinho é composta por: produtor, marca, região, uva, tipo de vinho e por fim, o volume. O produtor geralmente fica em destaque no rótulo, referindo-se a vinícola em que o vinho foi produzido. A Marca muitas vezes é utilizada para diferenciar os vinhos que são produzidos pelas vinícolas. A região é onde o vinho foi produzido, em nosso site você pode contar com a ajuda das bandeirinhas em cada vinho, onde você fica por dentro em que país esse vinho foi produzido. A uva é a variedade de uva que foi utilizada na produção, alguns vinhos podem ter mais de uma variedade. O tipo de vinho é o que conversamos no início, se é um vinho tinto, rosé ou branco. E o volume refere-se ao volume líquido em cada garrafa. No começo pode parecer tudo muito confuso, mas o segredo é não ter medo de experimentar! Aqui na Wine em Casa, procuramos sempre deixar as informações claras e objetivas em nossas descrições, para que você tenha todas as informações que precisa na hora de levar o vinho para sua casa! Separamos uma lista com os melhores vinhos tintos, rosés e brancos para você não perder mais tempo e começar agora sua jornada no imenso mundo dos vinhos! Clique aqui e se divirta!