Temperatura dos vinhos

de Wine em Casa em April 08, 2021

Se pudéssemos eleger a dica de ouro do vinho, sem dúvida falaríamos da temperatura de servir e de armazenar, afinal, a temperatura ideal faz mesmo muita diferença na experiência de tomar vinho.

Não temos dúvidas de que você já experimentou um vinho delicioso em algum wine bar ou restaurante e quando foi repetir a mesma garrafa em casa teve outra opinião e chegou até mesmo questionar seu gosto.

O vinho era o mesmo, as condições possivelmente não. Isso porque, se o vinho estiver muito quente, ele costuma apresentar mais aromas de álcool, enquanto que se estiver mais gelado, os aromas ficam mais difíceis de serem percebidos. Vinho é uma bebida volátil, ou seja, os aromas e o álcool podem literalmente voar conforme a interação que tem com a temperatura e o contato com o oxigênio, então seguem as dicas:

Para guardar seus vinhos da Wine em Casa antes de consumir, o ideal é que eles sejam armazenados em um local fresco, sem luz direta e numa temperatura entre 15° e 16°C. Se não tiver uma adega climatizada, aposte em um armário onde não haja tanta alteração de temperatura e contato com a luz.

Para beber, vinhos brancos e rosés de corpo leve a médio devem estar geladinhos, entre 7° a 10°C. Se o vinho branco ou rosé for mais encorpado e estruturado, ele deve ser servido ligeiramente fresco, entre 10° e 12°C. Uma opção legal é usar um balde de gelo para manter a temperatura mais baixa dos vinhos leves que estavam antes na sua geladeira ou para colocar os vinhos de corpo médio na hora de servir.

Tintos jovens e leves devem ser servidos um pouco mais gelados, entre 12° e 15°C, os de corpo médio entre 15° e 16°C. E, por fim, os tintos encorpados e de guarda pedem mais temperatura e devem ser servidos entre 16° e 18°C, a chamada temperatura ambiente. Na dúvida, leia o contrarrótulo – salva vidas.